segunda-feira, 9 de abril de 2012

Algumas outras deusas



Há, na mitologia, algumas deusas "secundárias" mas que tem um papel importante. Entre elas:

As Helíades: Elas eram na mitologia as três filhas de Hélio, o deus que conduzia o sol diante de apolo porém há quem diga que eram cinco: Hélia, Mérope, Febe, Etéria e Dioxipe. Seu possível irmão, Fáeton, morreu após tentar conduzir a carruagem de seu pai (o Sol) pelo céu; incapaz de controlar os cavalos, acabou despencando das alturas. As Helíades entraram em luto por cinco meses, e os deuses as transformaram em choupos¹, e suas lágrimas em âmbar². Algumas fontes dizem que suas lágrimas teriam formado o rio Erídano.
¹ O choupo ou álamo (gênero Populus) é uma árvore da família Salicaceae (à qual também pertence o salgueiro), característica das florestas boreais, mas que se encontra em regiões mais temperadas, muitas vezes ao longo de rios ou em zonas pantanosas. As folhas são alternas e, nalgumas espécies tornam-se amarelas antes de caírem. O choupo é dioico: as flores masculinas e femininas nascem em indivíduos separados.
² âmbar é uma resina fóssil muito usada para a manufatura de objetos ornamentais.

Ananke: Era a mãe das Moiras e a personificação do destino, necessidade inalterável e fato. Era casada com Moros, mas outras tradições dizem que ela foi mãe das moiras com Zeus.

Euríbia: Euríbia deu à luz Astreu, Perses e Palas. Foi uma divindade menor do mar, sob o domínio de Posídon. Seus pais foram Ponto e Gaia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário